No sábado (02/09/2017) tivemos o primeiro encontro do grupo de estudos e práticas de Matrix-Hakomi deste ano. O encontro seguiu a mesma proposta metodológica da Formação, que intercala momentos teóricos com dinâmicas e exercícios, sempre com espaço para compartilhamento e diálogo.
Um dos assuntos abordados no encontro foi os padrões de organização do grupo (formas que os grupos se organizam e os líderes operam), seus pontos fortes e limitações. Os padrões foram utilizados na propria dinâmica do encontro, que foi coordenado por Júlia e Carlos.
Pudemos também revisar e experimentar em atenção plena, cada um dos os cinco princípios do Hakomi. Em outro momento, em pequenos grupos refletimos e dialogamos sobre eles.
Organicidade – Não-Violência – Unidade – Atenção Plena – Holismo Mente-Corpo
Um dos pontos altos do encontro foi quando estudamos a fase do Contato e Carlos partilhou conosco uma leitura dinâmica de um texto de Ron Kurtz sobre o tema. Além disso, pudemos praticar em pares e com supervisão essa fase da terapia. Esse tipo de experiência nos dá a oportunidade de integrar os aprendizados e, ao mesmo tempo, possibilita um feedback construtivo e mais próximo.
Ao mesmo tempo em que está funcionando como um alicerce entre os blocos da Formação, foi um momento onde pudemos nos nutrir de conhecimento e experiências que enriqueceram essa trajetória. Momento também de reencontro com os pares, parceiros e companheiros de jornada.
A Mandala junta o básico do Matrix com os princípios do Hakomi. Os 5 princípios são as cinco pontas da estrela. Todos estão conectados 2 a 2 e qualquer um pode ficar no centro. O círculo com as interconexões e o mantra ah no centro, foi usado para experienciarmos as 3 geometrias dos padrões de liderança de grupo. O ah representa a proposta que é de abertura.
Sabem o que é melhor? O próximo grupo já vem aí. 🙂 Até mais!